Sabemos que a relação entre FRANQUEADO e FRANQUEADOR é bem complicada e por isso damos total apoio para nossos clientes. Muitas vezes o empresário tem conhecimento do seu negócio, sendo ele produto ou serviço, mas nos temos experiencia com o ramos de franquia e relacionamento com franqueado.
Muitos desses problemas podem ser prevenidos tanto na escolha do candidato a franquia, como nas regras a serem cumpridas no decorrer do trabalho.
Alguns dos problemas entre franqueados e franqueadores que acabam no encerramento dos trabalhos.
1. Localização Inadequada: Negócios de passagem exigem locais com grande fluxo de pessoas ou carros, fácil acesso e visibilidade. Já os negócios de destino não necessitam de tanto movimento, mas é essencial que ofereçam acesso facilitado. Isso inclui proximidade com transporte público, estacionamento exclusivo ou conveniado, e boa sinalização para garantir que os clientes encontrem o local sem dificuldades.
2. Capital de Giro: Em muitas pesquisas, a falta de capital de giro é sempre apontada como um dos problemas com franquias no aspecto do crescimento. Ainda que existam muitas linhas de crédito disponíveis em bancos públicos e privados, esse ainda é o segundo maior problema que fazem as franquias fecharem.
3. Falta de Treinamento Qualificado: Normalmente o franqueado inicia o negócio bem longe da franqueadora e, muitas vezes, a equipe não consegue participar de todos os treinamentos dos franqueados. Os altos custos de treinamento inviabilizam a operação e despadroniza a franquia.
4. Concorrência Desleal: Franqueados enfrentam concorrência desleal, onde empresários reduzem preços, produtos e qualidade. Mantendo o padrão em todas as unidades, a franquia não consegue cortar custos drasticamente.
5. Sazonalidade: Todos os negócios possuem sazonalidade. É importante saber em qual tempo ela ocorre no seu setor e qual o impacto. Assim, poderá criar estratégias inteligentes, antes da sazonalidade chegar.